Autarca garante que se fez “muito mais” do que noutros executivos

Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, lembra projetos em execução ou concluídos para garantir que a qualidade de vida das pessoas melhorou

O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, não tem dúvidas de que o executivo que lidera “executou muito mais do que todos os outros” que lhe antecederam. Uma declaração feita na última assembleia municipal, onde foram aprovadas por maioria, as contas do município de 2024. O documento passou com sete votos a favor (seis do movimento Manteigas 2030, pelo qual Flávio Massano foi eleito, e um do PSD), seis votos contra (PSD) e seis abstenções (PS).

Pelo PS, António Miguel Carvalho questionou o autarca sobre o que de “tão relevante” aconteceu para que Flávio Massano considere que a vida das pessoas melhorou e em que recuperaram o respeito e orgulho de viver no coração da Serra da Estrela. “Eu gostava de saber em que momento é que o senhor perdeu o respeito e o orgulho em ser manteiguense”, questionou o socialista.

Em resposta ao deputado socialista, Flávio Massano assegurou que “sempre teve orgulho em ser manteiguense e ser da Serra da Estrela” e enumerou o conjunto de obras para mostrar que a qualidade de vida melhorou no concelho. O autarca, apesar de reconhecer que não existe a perfeição, as coisas têm sido feitas. Salientou que hoje, “o município de Manteigas está melhor”, que “a qualidade de vida das pessoas melhorou” e destacou inúmeras obras e projetos concluídos, ou prontos a arrancar, como a reabilitação da Casa do Povo, o Parque Ambiental da Fábrica do Rio, a Sotava, alguns caminhos, as passagens hidráulicas da Barroca dos Saraivas, Vale de Amoreira ou Ribeira do Passal, os trilhos verdes, a reabilitação do antigo posto da GNR ou antiga tipografia, dois projetos que irão dar lugar a casas a custos controlados. Flávio Massano apontou ainda que hoje há cinema em Manteigas, há uma televisão, uma nova marca e muitos mais atividades, quer para jovens, quer para idosos. “Não estou a dizer que fazemos tudo bem, mas que hoje Manteigas está melhor e que há aqui um grande orgulho em sermos de Manteigas, muito superior ao que existia anteriormente, pode ter a certeza que é verdade. Tem aqui a resposta porque é que Manteigas está muito melhor”, concluiu o autarca. “São argumentos suficientes ou não” questionou.

Por parte dos deputados, as opiniões não foram unânimes. Luís Pedro Soares, deputado do PSD, diz que o município “falhou gravemente” na execução dos investimentos que prometeu à população, contabilizando mesmo cerca de mais de 3,7 milhões que ficaram por fazer. Verbas que considera poderiam ter sido aplicadas na habitação, reabilitação urbana, apoio às famílias ou melhoria de serviços. O deputado “laranja” disse que tal é resultado de “má gestão política, falta de planeamento e ausência de capacidade de execução”.

Já Albino Cardoso, do Movimento 2030, afirmou que a saúde financeira da autarquia é “boa” e “tem pernas para andar”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã