Moradora alerta para risco de queda de muralha

Presidente disse que vai pedir inspeção a zona da Rua do Norte

Uma parte das muralhas da Covilhã, na Rua do Norte, pode estar em risco com a construção de um edifício de cinco pisos e piscina ao lado do Arquivo Municipal, alertou uma moradora, Alice Peixeiro, durante a reunião pública do executivo de segunda-feira, 19.

O presidente, Vítor Pereira, respondeu que a empreitada em curso foi autorizada pelo município depois de o local ter sido vistoriado pelas entidades competentes e que o projeto teve o aval, antes de a licença de construção ter sido emitida pela Câmara da Covilhã.

Perante o alerta da moradora, Vítor Pereira respondeu que vai pedir aos serviços que vistoriem a obra e que façam uma avaliação. “Vou pedir uma inspeção a essa zona da muralha”, respondeu o presidente.

Alice Peixeiro lembrou que as Muralhas da cidade da Covilhã estão classificadas como Imóvel de Interesse Público e avisou que aquela zona da muralha corre o risco de cair devido à intervenção no local, com o peso das vigas em cima do muro.

Segundo a moradora, duas das pedras da muralha estão a inclinar-se para dentro e pediu que o local seja preservado.

Alice Peixeiro frisou que as áreas de proteção dos Imóveis de Interesse Público devem ser não edificantes, mas que para um espaço exíguo está prevista a construção um edifício de cinco andares e piscina. “Estão à espera de que a muralha caia?”, questionou a moradora.

Vítor Pereira garantiu que os serviços da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional emitiram a sua opinião sobre o projeto antes de a empreitada ter início e de o município a autorizar.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã