Um projeto de intervenção comunitária, de desenvolvimento local, que recorre a um sistema de georreferenciação para identificar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. É este o grande objetivo do projeto Radar Social, um programa nacional ao qual o município de Penamacor aderiu por forma a dar respostas sociais a casos de maior vulnerabilidade.
O propósito do Radar Social é “otimizar recursos e respostas sociais, em estreita articulação com a Rede Social, assegurando que cada situação sinalizada seja devidamente encaminhada para os serviços competentes” explica a autarquia raiana em comunicado. As pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou exclusão podem ser sinalizados através da ficha de sinalização disponível no portal do município onde poderá ser consultada informação adicional sobre o projeto.
O mesmo resulta de uma candidatura da Câmara à medida RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.