ULS Cova da Beira com cirurgias pioneiras na área cardiovascular

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira realiza na quinta-feira, 29, às 9:30, dois procedimentos “pioneiros na instituição” que, segundo ela, representam “um avanço significativo na área da cardiologia de intervenção”. Uma ação que assinala o segundo aniversário da Unidade de Intervenção Cardiovascular da Covilhã, a 1 de fevereiro.

As duas novas cirurgias são um procedimento de intervenção valvular mitral com recurso à técnica MitraClip, uma abordagem minimamente invasiva no tratamento da insuficiência mitral, especialmente indicada para doentes de elevado risco cirúrgico; e o primeiro procedimento com recurso ao sistema Impella, um dispositivo de assistência ventricular percutânea, que permite suporte hemodinâmico temporário em doentes com disfunção cardíaca grave, “aumentando a segurança em procedimentos complexos.”

No sábado, 31, a unidade de saúde promove também a iniciativa “A Caminhar pelo Coração”, pela manhã, com saída do parque da Boidobra, de promoção da saúde cardiovascular, prevenção da doença e a proximidade à população.

Durante a caminhada, os profissionais de saúde irão dinamizar momentos de esclarecimento sobre os principais sintomas de alerta das doenças cardiovasculares e medidas de prevenção, num ambiente informal e de partilha com a comunidade.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã