Miguel Gavinhos é, desde ontem, terça-feira, 27, o novo presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
O autarca fundanense foi eleito por unanimidade num ato eleitoral que decorreu nos Paços do Concelho da Guarda.
No Conselho Diretivo da AMCB, Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, António Machado, presidente da Câmara de Almeida, Daniela Capelo, presidente da Câmara de Pinhel e José Miguel Oliveira, presidente da Câmara de Penamacor, serão os vogais. A mesa da assembleia é liderada pelo autarca da Guarda, Sérgio Costa, o vice-presidente é Vítor Proença, autarca do Sabugal, e o secretário é o autarca de Fornos de Algodres, Alexandre Lote.
Em comunicado, Miguel Gavinhos assume, para este mandato, um reforço da coesão territorial a partir desta entidade e uma aposta clara num conjunto de áreas estratégicas desenvolvidas pela Associação de Municípios, que suportam a ação municipal nomeadamente na transição e eficiência energética, na cooperação transfronteiriça, no cadastro, na limpeza urbana, na proteção civil, na recolha de óleos alimentares, nos bioresíduos, nos planos municipais de resíduos sólidos urbanos, em plataformas SIG, no arvoredo urbano, na carta social, desportiva, educativa, na mobilidade elétrica, na realização do Grande Prémio de Ciclismo Beiras e Serra da Estrela, na realização de feiras de atividades económicas, entre outras.
A AMCB é composta por 13 municípios da região: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. O presidente da associação fica também presidente da Enerarea – Agência Regional de Energia e Ambiente da Beira Interior.

