As obras de construção da nova Academia de Futebol da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) já se iniciaram, junto à zona de lazer daquela cidade.
A infraestrutura vai nascer junto da pista de atletismo e, além do relvado natural, contará com bancadas e um pavilhão, tudo naquela zona envolvente.
Segundo a AFCB, em comunicado, trata-se de um espaço comum que será utilizado pela AFCB e pela Associação de Atletismo de Castelo Branco. O projeto nasce do protocolo assinado entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a AFCB e a Câmara Municipal de Castelo Branco.
A primeira intervenção está direcionada para a alteração do relvado. A obra já se iniciou e terá um período de execução de cerca de cinco meses, segundo a AFCB. Posteriormente, ainda sem data prevista de arranque, irão iniciar-se a construção da bancada e do Pavilhão, com um período de realização mais longo, superior a um ano. O investimento total da obra é “bastante avultado”, sendo que a AFCB, através da FPF, contribui com mais de 600 mil euros.
O presidente da direção da AFCB, Manuel Candeias, que visitou o local esta semana com o presidente da autarquia albicastrense, Leopoldo Rodrigues, revelou que também a sede social irá mudar de localização, ficando na mesma área, junto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. “A atividade na AFCB está em crescimento, há cada vez mais equipas e atletas, as exigências da planificação também são maiores e, por conseguinte, pensamos noutra solução para ampliar a sede social da AFCB. Expusemos o problema ao presidente da Câmara Municipal e, como sempre, mostrou-se disposto a colaborar connosco”, revela em comunicado.
Apesar de considerar que “a atual sede social já é das melhores do país”, Manuel Candeias explicou que já “é insuficiente para o volume de trabalho” e revelou as razões para a escolha do local. “Este espaço, junto à Academia e ao lado da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, seria o mais indicado, por todas as razões. Estaria perto das infraestruturas desportivas, tem espaço suficiente para estacionamento e outras atividades. A Câmara Municipal de Castelo Branco acedeu ao nosso desafio e vamos, com toda a certeza, arrancar ainda com o projeto este ano, para que, no máximo, até ao final do ano 2025 esteja concluído”, assegura.