Alcaide vai ser a capital do míscaro no fim-de-semana

Festival do Cogumelo decorre entre sexta-feira e domingo
0
467

A Liga dos Amigos do Alcaide, com o apoio da Câmara do Fundão, Junta de Freguesia do Alcaide e rede de Aldeias de Montanha, promove entre sexta-feira, 18, e domingo, 20, mais uma edição do “Míscaros- Festival do Cogumelo”, que este ano irá desafiar a comunidade migrante a confecionar pratos dos países de origem.

O evento tem, este ano, como tema “O mundo mágico de Harry Potter” e conta com cerca de 50 tasquinhas e restaurantes, dinamizados pela comunidade local. Segundo Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide, aquele que é um dos “maiores festivais gastronómicos do País”  terá não só a população local a fazer pratos à base de míscaros, mas também diversos cotados chefes de cozinha nacionais.

Além da gastronomia, o festival também manterá as apostas na componente solidária, ecológica, inclusiva e multicultural, com a comunidade migrante a participar activamente. “Este ano teremos ainda na Arena Joe Best outras novidades, como, por exemplo, uma prova de harmonização de vinhos da Beira Interior com cogumelos ou uma sessão multicultural em que a comunidade migrante do Fundão virá confecionar pratos da sua cultura gastronómica”, detalha Fernando Tavares.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, lembra a necessidade de se proteger “a nossa casa”, a Serra da Gardunha, algo que diz, se consegue, promovendo “o conhecimento e tornar esta diversidade micológica um atractivo, mas também um activo económico da região”.

O programa conta ainda com os habituais passeios micológicos, bem como com uma prova de ‘geocaching’ (Geomiscarada) ou o passeio Cãogumelo, entre outras actividades na natureza.

Na componente solidária, as receitas do almoço comunitário de domingo e as entradas na Arena da Floresta e do Conhecimento revertem a favor da reflorestação da “Quinta Vale d’Encantos”, que este Verão foi atingida por um fogo. O festival continuará ainda a recorrer a materiais recicláveis, o que acontece desde 2015, e vai criar uma equipa chamada “Companheiros de Festa” para acompanhar pessoas com necessidades especiais.

Comments are closed.