Procurar
Close this search box.

Aldeias Históricas com animação

As Aldeias Históricas vão ter animação entre Setembro e Novembro, no âmbito da quarta edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal.

A associação refere em comunicado que, este ano, as doze Aldeias Históricas de Portugal “voltam a estar em festa, mas com eventos adaptados ao contexto atual”, devido à pandemia causada pela covid-19.

Segundo a fonte, a iniciativa “continuará a ter como objectivo divulgar o património cultural material e imaterial único daqueles lugares, mas em linha com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Governo português no que toca ao cumprimento das orientações higiénico-sanitárias para o combate à pandemia”. “Assim, e de modo a garantir a segurança de todos os participantes, mas também das comunidades locais, as 12 festas que compõem o ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’ vão ser limitadas ao público e sujeitas a inscrição prévia”, lê-se.

A fonte refere que, “demonstrando uma forte capacidade de reinvenção face ao panorama atual, as Aldeias Históricas de Portugal vão oferecer, via ‘streaming’, experiências únicas de imersão e descoberta pelas 12 aldeias (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), ampliando assim o alcance do território e da iniciativa”.

A cultura, a gastronomia, a tradição, os costumes, o património, as lendas e os mitos das Aldeias Históricas “voltam a ser o mote” para mais uma edição do ciclo anual de animação que é considerado “um dos momentos altos do ano nas 12 aldeias e um importante contributo para a sua dinamização económica”. “Este ano, a sua realização surge também como uma forma de apoiar a recuperação do tecido empresarial e cultural, não só no território, como no resto do País, já que uma das apostas é contratar artistas de renome, para apelar ao público geral”, segundo o comunicado.

A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal adianta que o ciclo de 12 eventos irá decorrer de 6 de Setembro a 7 de Novembro, entre sexta-feira, sábado e domingo, realizando-se um dia em cada aldeia. “Cada evento será dedicado a uma actividade cultural, que pode variar entre artes performativas, música ou instalação audiovisual. Cada actividade será apresentada num espaço exterior ou interior, de relevância patrimonial, e onde seja possível o controlo do acesso de público e a aplicação de medidas sanitárias adequadas”, indica.

E para “dar a conhecer as 12 aldeias durante o ciclo – dentro do limite de pessoas a definir -, as Aldeias Históricas de Portugal vão criar pacotes de fim-de-semana com ‘espetáculo + dormida + refeição’, com uma rede de alojamentos que venha a associar-se à iniciativa”.

O ciclo começa em Castelo Rodrigo (6 de Setembro) e prossegue com eventos em Linhares da Beira (12), Belmonte (19), Trancoso (25), Marialva (26), Castelo Mendo (2 de Outubro), Almeida (3), Piódão (4), Sortelha (17), Castelo Novo (24), Idanha-a-Velha (31) e Monsanto (7 de Novembro).

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã