Procurar
Close this search box.

Antiga oficina de ferreiro vai poder ser visitada no Ferro

Espaço permanece com aspeto original

Uma janela para o passado. É o que a Junta de Freguesia do Ferro pretende que seja o espaço Forja, que vai preservar uma antiga oficina de um ferreiro e permitir a visita ao espaço, com o aspeto original.

A candidatura da Junta de Freguesia, no valor de 50 mil euros, foi aprovada pela Associação de Desenvolvimento Rural RUDE, tornando possível a intervenção no antigo espaço de trabalho do ferreiro Luís Elias, que manterá o aspeto, da cobertura de telhas, paredes com as marcas do tempo, o maciço de pedra onde eram colocados as brasas e o fole, em madeira e couro, a fornalha, a bigorna onde era moldado e ferro, até à pia com água.

Para manter a cobertura em telha, vai ser construída uma nova, por cima. A oficina vai ser enquadrada numa moldura de metal e vidro, a partir de onde a antiga zona de trabalho pode ser observada.

Segundo o presidente, Gilberto Melfe, a intenção passa por salvaguardar e valorizar um património de grande valor histórico para o Ferro e para o concelho.

Na oficina, que permanece quase inalterada, eram feitas e consertadas ferramentas e alfaias agrícolas, afiadas facas e criados outros utensílios.

Para a zona em frente à entrada principal está prevista a exposição de várias ferramentas para forjar o ferro, desde picaretas, ponteiros, tenazes, calcadores ou talhadeiras, tal como algumas peças feitas na oficina.

O espaço contempla ainda um painel com a explicação sobre as peças expostas, imagens e é possível aceder a outros conteúdos multimédia através de um QRCode.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã