Procurar
Close this search box.

Associação de Municípios aposta na eficiência energética

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) está a realizar a substituição de equipamentos obsoletos de climatização (como radiadores a óleo ou termo ventiladores), por bombas de calor nos edifícios e infraestruturas dos municípios associados e IPSS, “contribuindo para uma melhoria das condições de conforto dos utentes nos locais de intervenção” explica em comunicado.

Uma intervenção ao abrigo de vários projetos aprovados no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo de Energia, agora denominado “BCEM 2.0 – Bombas de Calor em Edifícios Municipais e IPSS’’.

Segundo a AMCB, estão já instaladas 160 bombas de calor nos municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Seia, decorrendo a instalação agora em Trancoso e Penamacor.

A intervenção prevê no total, a substituição de 1650 equipamentos de climatização obsoletos por 550 bombas de calor do tipo Ar/Ar de Classe Energética A+ ou superior, com apoio de um sistema de Telegestão. A implementação da medida tem um custo de 651 205 Euros, englobando os custos de aquisição e instalação dos equipamentos e gestão/desenvolvimento da globalidade do projeto.

“Os benefícios esperados da implementação desta medida é a redução de 5 332 564kWh/ano, equivalentes a custos evitados de fornecimento de energia elétrica de 550 320,60 €/ano. A valorização económica das emissões de CO2 evitados é de 9 065,36 €/ano. No final a redução do consumo anual de energia elétrica será de 88% menos face aos equipamentos existentes” garante a AMCB.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã