Procurar
Close this search box.

Avenida das Termas em Unhais alvo de obras de requalificação

A Avenida das Termas, em Unhais da Serra, vai ser requalificada, no âmbito de uma candidatura feita pelo município da Covilhã ao programa REVIVE, que apoia na totalidade os 73 mil euros elegíveis da obra, com início previsto para Agosto e um prazo de execução de um ano.

Na última reunião pública do executivo, Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara da Covilhã, sublinhou que o projecto será o modelo a utilizar para os espaços urbanos, onde pretende, no futuro, ver este tipo de intervenção replicada.

O projecto, candidatado ao Compete 2020, tem em vista a “reabilitação ambiental da Avenida das Termas de Unhais da Serra” e pretende “a rearmonização de espaços verdes e a criação de ilhas sombra em meio urbano”, através de um conjunto de “onze acções”.

Por um lado, os plátanos doentes vão ser abatidos e, dentro do tronco, será criada uma floreira. Os plátanos saudáveis vão ser rebaixados, “porque as pessoas queixam-se que os plátanos, pela dimensão que atingem, sacrificam as casas, os telhados e quem nas casas habita”, referiu Serra dos Reis.

O autarca acrescentou que os terrenos serão regularizados para criar espaços ajardinados e, ao longo da avenida, vão ser criados um jardim das laranjeiras, um jardim das ameixoeiras, um jardim de Prunus e um jardim de oliveiras.

A intervenção prevê também a plantação de relva, instalação de sistemas de rega e a construção de um caminho ao redor desses jardins.

“O projecto resulta de uma visão estratégica para os espaços urbanos, para se tornarem acolhedores e amigos do ambiente”, salientou o edil.

Serra dos Reis salientou que cada entidade só podia candidatar um projecto, mas espera que este tipo de intervenção se repita em outras zonas do concelho.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã