Procurar
Close this search box.

Bairro Santa Isabel transformado em residências colaborativas

Santa Casa da Misericórdia do Fundão quer criar comunidade com 18 habitações independentes, mas com serviços comunitários

O Bairro de Santa Isabel, no Fundão, conjunto de casas térreas geminadas, vai ser requalificado pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) para dar lugar a um espaço de residências colaborativas, um investimento a fazer nos próximos três anos, informou a instituição.

Segundo a Misericórdia, trata-se de uma intervenção no valor de 1,27 milhões de euros, com uma comparticipação de 1,17 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo a instituição, o empreendimento, localizado junto à via de acesso à Escola Serra da Gardunha, “consiste na criação de uma comunidade com 18 habitações independentes, interligadas entre si através de corredores de vidro que irão circundar todo o bairro e convergir num edifício comum central multiusos, composto por dois pisos de serviços comunitários”.

O projeto é uma das apostas previstas para o próximo triénio, num valor global de dez milhões de euros, que contemplam também a construção do novo lar, a ampliação da creche e a construção de habitação colaborativa, residências temporárias e de emergência num edifício junto ao Hospital do Fundão, conhecido como Casa das Escamas.

A Casa das Escamas vai ser transformada em habitação temporária de emergência, no âmbito de uma candidatura à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário do Instituto de Habitação e de Requalificação Urbana, no valor de 1,7 milhões de euros, comparticipados em 1,56 milhões de euros.

“Desta forma, além de recuperarmos um dos edifícios emblemáticos da nossa instituição, passaremos a ter uma nova resposta social”, sublinhou, em comunicado, a Santa Casa do Fundão, sobre a obra a iniciar este ano e de que vão resultar 12 apartamentos.

Construído em 1913, o Lar da Misericórdia, situado junto ao cruzamento para Aldeia de Joanes, foi demolido no início do mês e para o local está projetado um novo, que aumenta a capacidade de 86 para 100 utentes.

A obra foi candidatada ao programa PARES 3.0 e tem um apoio de cerca de 2,5 milhões de euros, num investimento total de mais de seis milhões de euros, segundo a instituição.

Este ano serão ampliadas as instalações da creche.

O provedor, Jorge Gaspar, citado na mesma nota, congratulou-se “pelos novos investimentos”, projetos para o próximo triénio que “irão reforçar a capacitação social e crescimento” da instituição.

De acordo com o responsável, em 2026 a Misericórdia do Fundão “deverá aproximar-se dos 500 trabalhadores”.

No dia 12 a Misericórdia do Fundão inaugurou o Hotel Príncipe da Beira, comprado em 2020 e transformado numa Estrutura Residencial para Idosos, com capacidade para 104 utentes, que representou um investimento de 3,9 milhões de euros.

No mesmo dia, numa cerimónia que contou com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, foi também inaugurada a Unidade de Cuidados Continuados, alargada de 20 para 60 camas.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã