Procurar
Close this search box.

Beira Serra ajudou a criar 50 empresas

A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento anunciou na semana passada que já ajudou a criar 50 empresas na região, 20 das quais surgiram em tempo de pandemia.

Em comunicado de imprensa, a Beira Serra especifica que o apoio em causa é dado através do Gabinete de Apoio do Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego e que estas 50 empresas permitiram criar 58 novos postos de trabalho na região. “Através do Gabinete de Apoio do Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, a Beira Serra já apoiou a criação de mais de 50 novas empresas na região, traduzindo-se na criação de 58 novos postos de trabalho e um investimento superior a 400 mil euros”, é referido.

A nota destaca que “20 destas novas empresas nasceram em período de pandemia, ajudando a combater o desemprego, a criação de riqueza e também à fixação da população num território que sofre há décadas o flagelo do despovoamento”.

“Com investimentos entre 1200 e 29 mil euros, os projectos aprovados têm abrangido as mais diversas áreas de negócio desde a área agrícola, comércio a retalho de vestuário, frutas e legumes, flores, colchões, talho, minimercado, restauração, confecção de vestuário, atelier de estofagem de mobiliário, limpeza de jardins e terrenos, construção civil e oficina automóvel”, entre outras.  A informação acrescenta que, “tem existido uma grande aposta em modelos de negócio itinerantes, desenvolvidos em unidades móveis que podem diversificar a sua cobertura geográfica”, como é o caso de uma barbearia, peixaria e mercearia.

A localização dos projectos aprovados distribui-se pelos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte, Castelo Branco e Idanha-a-Nova.

A Beira Serra viu reconhecido este trabalho, pelo IEFP que em função dos resultados obtidos deliberou a continuidade da prestação deste apoio.  A Beira Serra é, deste 2017, Entidade Prestadora de Apoio Técnico gratuito a promotores de projectos de criação do próprio emprego, no âmbito de programas e medidas de apoio ao empreendedorismo promovidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

As modalidades de apoio prestado pela Beira Serra – Associação de Desenvolvimento traduzem-se em apoio técnico prévio à aprovação do projecto de criação do próprio emprego ou empresa, contemplando o desenvolvimento de competências em empreendedorismo e apoio específico à criação e estruturação do projecto, incluindo a elaboração dos planos de investimento e de negócio, e apoio técnico à consolidação do projeto, nos dois primeiros anos de actividade da empresa, contemplando acompanhamento da execução do projecto aprovado e consultoria em aspectos relacionados com a gestão e operacionalização da actividade.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã