Procurar
Close this search box.

Belmonte distingue Henriqueta Forte

Henriqueta Forte, coordenadora da Unidade de Saúde do ACES Cova da Beira, vai ser na próxima terça-feira, 26, distinguida pelo município de Belmonte durante o Dia do Concelho.

O anúncio foi feito esta manhã pelo autarca belmontense, António Dias Rocha, durante a reunião pública do executivo. Rocha adiantou que a médica se vai aposentar e irá receber a medalha de prata do município pelo “excelente trabalho que realizou durante a pandemia, em que nos ajudou a ajudar as pessoas”.

Ao que o NC apurou, serão mais algumas as pessoas homenageadas, em especial na área do desporto, como a campeão nacional de triatlo, Ana Caramelo, o atleta de trail Hélio Costa ou o jovem esquiador campeão nacional, Guilherme Morais. Quanto a instituições, a distinção será para a União Desportiva Cariense.

As festas do concelho de Belmonte iniciam-se amanhã, com um programa mais comedido em relação a anos anteriores, face às dificuldades financeiras do município, como já admitiu Dias Rocha. Que na mensagem deixada no programa frisa que “as festas do concelho de Belmonte estão de volta. Este ano, de uma forma especial, decidimos juntar apenas artistas da terra para que a festa seja ainda mais nossa e que seja um regresso às amizades e aos abraços fraternos que nos unem.”

Amanhã, pelas 16 horas, no Museu Judaico, decorre um colóquio sobre o Brasil e os Descobrimentos. A noite é animada, no Multiusos, pelos organistas locais João Clara e Filipe Nunes.

No sábado, às 15 horas, no estádio municipal, decorre um torneio de veteranos, que conta com as equipas do Belmonte, Castelo Branco e Santa Comba Dão. Às 16 é lançado o livro “Belmonte, dos Bispos de Coimbra aos Cabrais”, no Museu Judaico, e da autoria de José Figueiredo (chefe da equipa multidisciplinar da autarquia e provedor da Misericórdia), e às 17 decorre no Museu dos Descobrimentos uma mostra gastronómica brasileira. À noite, quem anima a festa são so Personna 77 (Banda vencedora do concurso de bandas em 2019), a Banda Anagrama e o DJ Seco.

Domingo, às 15, no Museu Judaico, é lançado o livro de fotos de Carlos Silva (funcionário da autarquia) “Belo Monte”, decorre em Monte do Bispo um mercadinho de produtos locais e às 21 é acesa uma fogueira dos índios Pataxó no Castelo. A noite no multiusos conta com os artistas locais Bela e Biscaia, e Virgílio Faleiro, e um DJ, sendo que à meia-noite são lançados morteiros em alusão aos 48 anos do 25 de Abril.

Ana Abrunhosa nas cerimónias

Na segunda, 25, o tradicional hastear da bandeira e alvorada, e uma sessão solene comemorativa da Revolução dos Cravos, às 11 horas e 30, no Salão Nobre da autarquia. À tarde há ainda declamação de poesia de Abril, o “Cantar e Dizer Abril”, no Museu Judaico, com homenagem a Adriano Correia de Oliveira e às 21, a emblemática procissão em Honra de Nossa Senhora da Esperança. Após a missa, há um espectáculo e depois toca a Banda e Tarola, no Multiusos.

Na terça-feira, 26, Dia do Concelho, a sessão solene na Câmara está marcada para as 10 horas e 30, e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, bem como com o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, sendo nessa altura que o município distingue personalidades. À tarde, às 16 horas, decorre a apresentação oficial do programa BELMONTE CONNECT, no auditório municipal, e às 18 são entregues os prémios dos concursos promovidos pelo Município.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã