Procurar
Close this search box.

Belmonte diz ter poupado “centenas de milhares de euros” em transportes escolares

A Câmara de Belmonte poupou no último ano lectivo “centenas de milhares de euros” em transportes escolares. Quem o diz é o presidente da autarquia, António Dias Rocha, que garante que a aposta em assumir directamente o transporte de alunos no concelho se vai manter e, “provavelmente”, haverá mesmo um reforço da frota automóvel do município para esse fim.

Este ano, ao contrário do que fazia anteriormente, a Câmara passou a transportar os alunos com autocarros próprios, minibus e carrinhas de nove lugares, uma opção que fez cair os contratos que celebrava anualmente com empresas transportadoras para esse fim, com um custo diário que, na altura, Dias Rocha quantificava em 1200 euros. O tema foi abordado na passada quinta-feira, 7, na sessão privada do executivo, e nesse dia, ao fim da tarde, Dias Rocha lembrou que a aposta foi ganha, com uma poupança significativa.

Já o transporte de alunos para fora do concelho, como por exemplo para a Covilhã, via ter novas regras. A autarquia tem disponibilizado um autocarro diário para a Cidade Neve, mas Dias Rocha lembra que todos os dias cerca de 50 alunos saem do concelho em direcção à Covilhã e, se nalguns casos faz sentido, por não terem em Belmonte as áreas em que querem estudar, noutros casos esses cursos também existem na vila.

“Não estamos a falar de cinco alunos, estamos a falar de 50. É um autocarro, e os pais sentem que a Câmara tem obrigação de suportar isto. Se houver áreas aqui em Belmonte dos alunos que querem ir para fora de Belmonte, não vamos suportar o custo. Vamos por o autocarro ao dispor dos pais e dessas crianças, mas os pais vão ter de suportar os custos do transporte que nós temos” garante o autarca belmontense. Dias Rocha frisa que “não podemos continuar a suportar pagamento de jovens que vão para a Covilhã porque não querem estudar em Belmonte. É uma coisa que me mete uma confusão muito grande. Eu vejo engenheiros qualificados, eu vejo médicos qualificados, fizeram a sua formação total em Belmonte e que para entrar para as faculdades tiveram de ter acima de 19 valores. Então, os professores são maus? Eu até presto a minha homenagem aos professores e à direcção da escola. Continuem a fazer o que estão a fazer e nós vamos fazer o que temos de fazer.”

O autarca acrescenta que “os outros municípios também não o permitem. Mas eu vejo alunos da Covilhã a virem estudar para Belmonte? Mas a escola de Belmonte é pior do que as escolas da Covilhã? Porque é que os meus têm de ir para lá? Se me explicarem, os pais e os encarregados de educação, tudo bem. Se quiserem transporte para fora do concelho ou é porque não há cá áreas, têm todo o direito, é a lei que o diz. Se houver cá áreas, vão estudar para a Covilhã, tudo bem, têm todo o direito, estamos em democracia. Mas os encarregados de educação e os pais têm de pagar.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã