O concelho de Belmonte é o único, no distrito de Castelo Branco, a quem “tocou” um dos novos 37 radares que controlam a velocidade dos condutores em território nacional, e que começaram a funcionar esta sexta-feira, 1.
O radar está instalado junto à Academia de Golfe da Quinta da Bica, na Estrada Nacional 18, a caminho da Gaia. No local, sinalizado, a velocidade é limitada a 70km/h com controlo nos dois sentidos. Trata-se de um radar de velocidade instantânea, ou seja, que fiscaliza a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária anunciou que a partir de hoje, de forma faseada, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade duplica a sua capacidade, de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade. Hoje entraram em funcionamento 37 novos radares, 12 dos quais de controlo de velocidade média.
Os radares de velocidade média são equipamentos que fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância. Estes serão colocados em locais onde a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas em pontos específicos.
Já os radares de velocidade instantânea registam, no momento, a velocidade a que o condutor vai.