Procurar
Close this search box.

“Best Belmonte” a laborar em Janeiro

Empresa brasileira vai produzir embalagens ecológicas feitas a partir de óleo de mamão

É a segunda vida de um pavilhão industrial que nasceu, cresceu e fechou num ápice no parque empresarial de Belmonte. A empresa “Best Belmonte”, desenvolvida por um grupo de empresários brasileiros, da Turma da Árvore, vai iniciar a sua laboração no início de Janeiro do ano que vem nas instalações da antiga fábrica de calçado. O anúncio foi feito na última reunião do executivo belmontense pelo presidente da autarquia, António Dias Rocha.

“A empresa que comprou a antiga fábrica de calçado vai começar a laborar em Janeiro e já está a recrutar quadros para isso” anunciou o autarca.

Como o NC adiantara já em março, trata-se de uma empresa que se propõe a desenvolver embalagens “amigas do ambiente”, em que a habitual película de plástico que envolve, por exemplo, alimentos, será substituída por um material feito a partir de óleo de uma fruta, no caso, o mamão. A empresa adquiriu o pavilhão onde estava sediada a Classic Belmonte Shoes, no parque empresarial deste concelho, por 400 mil euros. E é de lá que quer iniciar a produção, para já, com óleo de mamão importado do Brasil. Mas no futuro, o objectivo é mesmo a plantação daquela árvore num terreno em Caria, que alimente a fábrica.  “Vamos avançar em duas etapas. A primeira, com a antiga fábrica de calçado e com o óleo de mamão a ser importado. Mas numa segunda fase pretendemos plantar a árvore. Já vimos, com a autarquia, um terreno em Caria, que poderá gerar também nova unidade” explicava ao NC Hugo de Faveri, um dos sócios da empresa. Que adiantava que é de um pedaço da polpa de mamão que é aproveitado o óleo que dá para a produção da resina, a partir da qual a embalagem é produzida.  “Estamos a falar de embalagens amigas do ambiente e também da tentativa de combater um problema de saúde com as embalagens que têm películas de plástico” explica o promotor.

A Turma da Árvore está sediada no estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil e já há alguns anos que tem contactos com a Câmara de Belmonte. Para já, é a nova proprietária do edifício onde funcionou, até 2019, uma fábrica de calçado, a Classic Belmonte Shoes, no Parque Empresarial da vila.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã