Procurar
Close this search box.

Câmara da Guarda distingue bispos da Guarda, Aveiro e Viseu

A Câmara da Guarda vai atribuir, no Dia da Cidade, que se assinala no sábado, medalhas de honra municipais aos atuais bispos da Guarda, Aveiro e Viseu, “três figuras muito importantes” para o concelho, segundo a autarquia.

A proposta de atribuição das distinções municipais foi apresentada pelo presidente da autarquia, Sérgio Costa, na reunião de segunda-feira do executivo municipal e obteve aprovação por unanimidade.

Segundo o autarca, no Dia da Cidade, o município que lidera desde 16 de Outubro vai homenagear “três figuras muito importantes para a Guarda”: os bispos Manuel Felício (actual bispo da Guarda), António Moiteiro (bispo de Aveiro) e António Luciano (bispo de Viseu).

No final da reunião quinzenal do executivo, onde o assunto foi abordado, Sérgio Costa referiu que os homenageados, que vão ser agraciados com a Medalha de Honra do Município – Grau Ouro, distinguem-se “pelos seus serviços de muito excecional relevância, com contributos para com a comunidade ou actos praticados (…) e que contribuíram, e alguns deles continuam a contribuir, para o engrandecimento da cidade e do concelho”.

Em relação ao bispo Manuel Felício, o autarca refere na proposta que a distinção justifica-se “por todo um proeminente e reservado trabalho de entrega e dedicação na defesa de uma causa tão nobre e um ideal de vida, pela coragem e abnegação de entrega aos que mais necessitam, e por todos aqueles que carecem de um porto de abrigo, da proximidade, de uma voz orientadora, de uma mão amiga e de um relacionamento fraterno, de justiça e humanização, e como estímulo à prossecução de tão notável serviço”.

Sérgio Costa lembrou que o bispo de Aveiro, António Moiteiro, “fez grande parte da sua vida” na Guarda e o prelado diocesano de Viseu, António Luciano, “muito fez pelas nossas terras, enquanto cá esteve, durante uma boa parte da sua vida”.

A atribuição das distinções aos três bispos “é uma justa homenagem no Dia da Cidade”, assumiu.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã