Procurar
Close this search box.

Câmara de Manteigas quer ligação mecânica à Serra

A Câmara de Manteigas aprovou a proposta de orçamento municipal para 2020, no valor de sete milhões de euros, que contempla verbas para o estudo de uma ligação mecânica para as Penhas Douradas.

O orçamento foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com dois votos do PS, a abstenção de um vereador do PSD e da vereadora do movimento independente Unir e Mudar Manteigas, e o voto contra do segundo vereador social-democrata.

Segundo o autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o orçamento para 2020 aumentou cerca de um milhão de euros relativamente ao de 2019. “É um orçamento irrisório para um território com as necessidades que tem o município de Manteigas”, afirma o autarca à agência Lusa, explicando que o concelho não tem receitas próprias e depende das transferências do Estado e das candidaturas aos fundos comunitários. Ainda assim, considera tratar-se de um orçamento “bem pensado”, por apresentar projectos novos e “arrojados” e também “algumas propostas que vêm de mandatos anteriores”.

As propostas incluídas no orçamento para 2020 visam “uma maior atractividade turística” e dar “maior qualidade de vida” aos cidadãos do concelho. No próximo ano, o executivo liderado por Esmeraldo Carvalhinho pretende continuar a “valorizar o património e a promover o território” com projectos de recuperação de espaços públicos e urbanos e com a aposta em projectos ambiciosos, como é a ligação por via mecânica entre Manteigas e as Penhas Douradas. “É um projecto ambicioso, que requer um investimento muito grande, mas estamos já a preparar os estudos de viabilidade técnica e económica. É a ligação por via mecânica, seja por teleférico ou outro [meio], que aproxime Manteigas das Penhas Douradas”, explica. Esmeraldo Carvalhinho refere que “subir de Manteigas para a Serra da Estrela através de um meio deste tipo preserva a Serra em termos ambientais, contribui para a redução de CO2 e para a redução dos problemas do aquecimento global” e “constitui um factor de atractividade a Manteigas, de inovação e de aventura, a juntar ao parapente e às caminhadas”. O município destina uma verba de dez mil euros para “estudos de viabilidade técnica e financeira” do projecto.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã