Procurar
Close this search box.

Câmara garante que água não vai faltar…mesmo que não chova

O vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, garante que “mesmo que não chova até final do ano, não vai faltar água” na cidade, mesmo tendo em conta o cenário de seca agravada que se vive em Portugal.

Na última reunião privada do executivo, Serra dos Reis, que tem a pasta do ambiente, garantiu que mesmo não sendo esta área da sua competência directa, sabe que “as quotas da barragem (do Viriato) estão na quota máxima” e que, por isso, “haverá água em todas as torneiras”, mesmo que a seca se prolongue, embora espere que chova entretanto.

“Não nos abastecemos apenas da barragem, temos também muitas fontes” assegura o vereador, que adianta que “quando se inventou que havia falta de água na Covilhã foi por outras razões”.

Na semana passada, José Miguel Oliveira, vereador na autarquia e administrador da Águas da Covilhã (ADC), garantia que “mesmo que não chovesse”, haveria “água para o Verão” e que os parâmetros estavam “normais” no que toca à albufeira. Segundo ele, a barragem estava com 95,2 por cento de enchimento, ou seja, com 1,4 milhões de metros cúbicos de água, quando a capacidade máxima é de 1,5. Além disso, lembrava que não era aquela a principal fonte de abastecimento de água da rede pública, pois mais de 690 por cento da água que o concelho consome vem de minas, nascentes e dos 105 reservatórios existentes. Oliveira adiantava ainda que, para já, não são necessárias medidas de racionamento.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã