Candidaturas abertas para Prémio Vergílio Ferreira

Inscrições para o prémio, que é uma homenagem ao escritor de Gouveia, vão até ao dia 31 de Dezembro, na categoria de ensaio literário
0
332

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 31 de Dezembro, o período de candidaturas ao Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, na categoria de ensaio literário.

O Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia em 1997, pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, “bem como incentivar a produção literária, contribuindo, desta forma, para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa”, segundo a entidade promotora. O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, a 28 de Janeiro de 1916 e morreu a 01 de Março de 1996.

O galardão anual distingue as categorias de romance inédito e ensaio literário e, a partir de 2002, a categoria não literária de Estudos Locais de Património, História e Cultura do Concelho de Gouveia. O vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, que irá distinguir um original na categoria de ensaio literário, será anunciado no dia 1 de Março de 2022. “Para além do reconhecimento do autor e da obra literária vencedora, o prémio terá um valor pecuniário de cinco mil euros”, refere o município de Gouveia numa nota publicada na sua página oficial da internet.

Leia o texto completo na edição em papel do NC.

Comments are closed.