Carnaval da Neve entre a cidade e as Penhas da Saúde

Adaptado às circunstâncias da pandemia, os 70 anos desta “marca local” realiza-se entre sexta e terça-feira, sem os habituais desfiles
0
1063

Os habituais desfiles voltam a não se realizar, para evitar a propagação da covid-19, mas o Carnaval da Neve, que soma 70 anos, é promovido pela Câmara da Covilhã e pelo Clube Nacional de Montanhismo com um programa alternativo, informou, na reunião pública da autarquia, na sexta-feira, 18, a vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia.

“Este ano decidimos não realizar os eventos mais colectivos, que podem potenciar maiores ajuntamentos”, adiantou a autarca, referindo-se aos desfiles que costumam reunir escolas e associações e o Carnaval do Mundo, tal como os bailes na cidade.

A programação tem início esta sexta-feira e prolonga-se até terça-feira, entre a Covilhã e a Ice Arena e Pousada da Juventude das Penhas da Saúde.

Segundo Regina Gouveia, trata-se de dar continuidade a “uma marca local importante não só do ponto de vista turístico, como uma coisa com que os covilhanenses se identificam”. Apesar dos condicionalismos relacionados com o novo coronavírus, os promotores querem proporcionar um ambiente festivo.

“É um programa que não quer perder o espírito deste tempo, que deve ser de folia”, acentuou Regina Gouveia.

 Na segunda-feira as celebrações centram-se na Serra da Estrela. Às 22:00 há baile de Carnaval no Ice Bar, antes um jantar de mascarados e para as 15:00 está marcado o Carnaval Ice Arena. Na Biblioteca Municipal da Covilhã é inaugurada a exposição “Carnaval do Mundo”, às 17:30. Na terça-feira, às 10:00, é novamente hora de Carnaval no Ice Arena.

Esta sexta-feira é inaugurada, às 14:30, no Pelourinho, o projecto colaborativo “Teia de Neve”, da autoria de Luís da Cruz, com a participação de instituições e escolas.

Na tarde de sábado, a partir das 15:00, nas ruas das Penhas da Saúde, há animação de rua e um parque de diversões com insufláveis. Às 20:00 realiza-se, na Pousada da Juventude, o Carnaval da Neve e o Baile de mascarados. No Teatro Municipal da Covilhã tem início, às 21:30, o espectáculo Orquestra de Malabares com a Banda da Covilhã.

Domingo há uma caminhada promovida pelos Caminheiros Rosa Negra e às tarde, no Pelourinho, jogos tradicionais e o espectáculo “Marionetas Musicais”, enquanto na Ice Arena prosseguem as actividades de Carnaval.

Comments are closed.