Procurar
Close this search box.

Carvalho Rodrigues é o novo presidente do Conselho Geral do IPG

O cientista Fernando Carvalho Rodrigues é o novo presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), sucedendo no cargo ao professor José Augusto Alves.

O IPG refere, em comunicado publicado na sua página oficial na internet, que o novo presidente do Conselho Geral foi eleito na passada quarta-feira, 24.

Carvalho Rodrigues, citado no comunicado, afirma sentir-se “honrado em poder fazer parte da história do IPG” e por contribuir para “o seu crescimento e afirmação enquanto instituição de Ensino Superior focada na internacionalização”. O presidente eleito do Conselho Geral do Politécnico sublinha, ainda, que o IPG “precisa de continuar a produzir conhecimento para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação” e relembra que a região da Guarda “tem sido um alfobre de gente que tem mudado o mundo”.

Carvalho Rodrigues, físico e professor catedrático jubilado, liderou a equipa que em 1993 colocou em órbita o primeiro satélite português, o Po-SAT-1. O cientista nasceu em 1947 na freguesia de Casal de Cinza, no concelho da Guarda, onde reside actualmente. Licenciou-se em Física em Lisboa, doutorou-se em Engenharia Electrónica na Universidade de Liverpool e, com 38 anos, tornou-se professor catedrático no Instituto Superior Técnico.

O Conselho Geral do IPG “é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização, cujas competências passam por organizar o processo de eleição e eleger o presidente da instituição, dar o aval à nomeação dos directores das escolas e aprovar o valor das propinas”, segundo a fonte. O órgão, agora presidido por Fernando Carvalho Rodrigues, é composto por 33 membros, sendo 17 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, um do pessoal não docente e dez personalidades externas de reconhecido mérito “com conhecimentos e experiência relevantes nas suas áreas”.

O IPG, presidido por Joaquim Brigas, tem quatro escolas superiores – de Educação, Comunicação e Desporto, Tecnologia e Gestão, Saúde e de Turismo e Hotelaria (Seia).

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã