Procurar
Close this search box.

Casa do Barqueiro criada em Janeiro de Cima

A Câmara do Fundão vai criar a Casa do Barqueiro, um espaço temático dedicado à barca e ao rio Zêzere, que ficará em Janeiro de Cima, freguesia integrada na rede das Aldeias do Xisto.

Em comunicado a autarquia dianta que o investimento total é de cerca de 174 mil euros e que o espaço ficará no antigo edifício do centro paroquial local, sendo que o concurso público para a requalificação já foi lançado.  “A instalação da Casa do Barqueiro irá permitir evidenciar a relação importante e duradoura entre a comunidade e o rio, a barca e o barqueiro, perpetuando memórias e tradições colectivas e proporcionando junto dos diferentes públicos o conhecimento, a valorização e a salvaguarda deste património imaterial”, refere a autarquia liderada por Paulo Fernandes.

A informação lembra que a barca é um dos símbolos da aldeia do xisto de Janeiro de Cima, vinculada numa forte relação que os habitantes desta localidade estabelecem com o rio Zêzere, assegurando a sua travessia e fortalecendo as relações sociais e comerciais, numa altura em que este era o único transporte. “Em Janeiro de Cima, à beira do rio Zêzere, gritava-se ‘Ó da barca’ para se fazer a travessia do rio”.

Para além da requalificação do edifício e da concepção do projecto expositivo da Casa do Barqueiro, será ainda realizada uma intervenção na calçada, dando continuidade à faixa de mobilidade que proporciona o acesso ao parque fluvial, onde se fazia a passagem com a barca. Com candidatura aprovada através do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), o espaço será constituído por uma recepção, uma loja, três espaços expositivos diferenciados sobre a barca, o barqueiro e o rio, uma instalação sonora, um espaço sobre a história da Casa Paroquial, um espaço polivalente e um logradouro. O município também refere que o espaço estará ligado ao rio, através de diversas actividades, onde a barca e o barqueiro irão estar em destaque.

A Casa do Barqueiro irá integrar a rede de “Casas e Lugares do Sentir”, promovida pelo Município do Fundão, que consiste num conjunto de casas distintas, em diferentes localidades do concelho, que estão focadas nos saberes e tradições locais e formam um roteiro cultural, turístico, social e educativo.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã