Procurar
Close this search box.

Castelo Novo é palco domingo de concerto do projeto Vanguarda na Aldeia

Sobral de São Miguel, Aldeia do Xisto no concelho da Covilhã, acolhe nos dias 11 e 12 de novembro a quinta residência artística deste ano no âmbito do ciclo Vanguarda na Aldeia.

Castelo Novo é palco, no domingo, de um espetáculo que cruza a as atuais sonoridades com modas tradicionais, no âmbito do ciclo Vanguarda na Aldeia, em que o Grupo de Música Contemporânea Síntese chama a população local para participar no concerto, marcado para domingo, às 17:00, na Sala dos Paços do Concelho.

Um dia antes, sábado, inicia-se a residência artística, durante a qual os músicos acolhem quem quiser participar no espetáculo e ensaiam em conjunto, seja a cantar ou a tocar percussão, uma das tónicas do espetáculo.

Helena Neves, soprano e diretora administrativa do Grupo de Música Contemporânea Síntese, frisa ao NC que a obra a apresentar, “Retratos e Invenções”, é uma criação de Fernando Lapa, será dirigido por Pedro Neves, maestro da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e cruza “a música contemporânea com as referências de tradições de aspetos ligados à geografia e hábitos da cultura local” onde é feita cada apresentação.

No caso desta composição, foi inspirada em melodias tradicionais de Castelo Novo e de Alpedrinha, em que se manteve a linha melódica principal, para que o público as reconheça e acompanhe.

Modas como “As sachadeiras”, “A moda da azeitona”, os “Martírios”, “O entrudo” ou o “Aleluia” serviram de base para a partitura criada por Fernando Lapa.

Para este ano está ainda prevista uma quinta residência artística no âmbito do ciclo Vanguarda na Aldeia, em 11 e 12 de novembro, em Sobral de São Miguel, Covilhã.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã