Centro Hospitalar atendeu 50 doentes em consulta de pós-pneumonia covid-19

Retoma da vida normal dos doentes é acompanhada, assim como se pretende identificar e abordar precocemente as possíveis complicações da pneumonia por SARS-CoV2
0
137

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), tem em funcionamento uma consulta de pneumologia pós-pneumonia covid-19, que já abrangeu 50 doentes, em cerca de dois meses, anunciou na quinta-feira, 25, a instituição.

CHUCB explica, num comunicado que, além de acompanhar a evolução clínica e a retoma da vida normal dos doentes de covid-19, “a criação desta consulta específica visou também identificar e abordar precocemente as possíveis complicações da pneumonia por SARS-CoV2, tais como a doença pulmonar intersticial ou a doença pulmonar vascular, como é por exemplo o caso do tromboembolismo pulmonar”.

Realizada pelos médicos Maria de Jesus Valente e Daniel Pimenta Rocha, em dois períodos semanais, a consulta tem como critérios de referenciação o cumprimento de um ou mais fatores, tais como ter sido tratado em cuidados intensivos, ter estado sob dependência prolongada de oxigénio durante o internamento ou ainda ter alta com prescrição de oxigenoterapia ou corticoterapia.

“Os doentes são observados nesta consulta após a alta hospitalar, num prazo de quatro a 12 semanas, consoante a gravidade da doença manifestada durante o período de internamento”, é referido.

De acordo com a informação, “além dos vários exames e consultas subsequentes, o acompanhamento especializado de doentes com sequelas de covid-19 tem ainda o apoio terapêutico de uma equipa multidisciplinar, na área da reabilitação cardiorrespiratória”.

Citada na nota de imprensa, a diretora do Serviço de Pneumologia do CHUCB, Salete Valente, faz um balanço “francamente positivo” da consulta.

“Através dela já foram detetados casos de pneumonia organizativa pós-infeção, com necessidade de reiniciar corticoterapia oral e gestão de oxigenoterapia, nos doentes que ainda mantém necessidade deste tratamento”, detalha.

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

Comments are closed.