Procurar
Close this search box.

Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância em Alpedrinha este fim-de-semana

A freguesia de Alpedrinha é palco, este fim-de-semana, da 21ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, promovido pela Câmara do Fundão.

A transumância, tema que o ilustra, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.

No Festival pode-se saborear “um pouquinho dessa tradição”, com a caminhada iniciada na Praça do Município do Fundão, percorrendo os caminhos da Gardunha, até à Vila de Alpedrinha, onde os chocalheiros aguardam o rebanho que deixaram no início do percurso. O caminho faz-se a pé, por entre calçadas romanas e vales e montes a perder de vista. “Ao nosso lado, caminham ovelhas e pastores, fazendo desta viagem um pedaço de dia ainda mais agradável” diz a autarquia. “Estas viagens serranas fizeram nascer novos conceitos a nível gastronómico, oriundos do intercâmbio entre as várias regiões por onde os rebanhos passavam, e onde os pastores tinham de permanecer. Assim nasceram as migas, as caldeiradas com carne e os ranchos – pratos que poderá encontrar ao virar de cada esquina enquanto se passeia pelas ruas da Vila” explica a Câmara em comunicado.

Na programação deste festival podem-se encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do Concelho, tais como os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias, com o objetivo de “manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã