A 29.ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco, irá realizar-se de 5 a 13 de outubro, em Seia.
O evento, que decorre na Casa Municipal da Cultura, teve a concurso cerca de 300 filmes, tendo sido selecionados 65 trabalhos, de 27 países diferentes.
Na categoria de Competição Internacional de Longas-Metragens, estão incluídos dez filmes, entre eles ‘Club Zero’ e ‘Lakota Nation vs. United States’, que se estreiam em Portugal.
Relativamente a Longas-Metragens em Língua Portuguesa, destaca-se a estreia nacional de ‘A Invenção do Ouro’, de Bruno Jorge.
Ao todo, existem cinco categorias de competição e são vários os temas presentes na programação do festival, como por exemplo: a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas, a relação entre as famílias, género e meio ambiente; os impactos e consequências dos incêndios em Portugal, entre outros.
É o único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo, “proporcionando momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação sobre as questões ambientais”, revela a organização em comunicado.
Entre as atividades planeadas para a edição deste ano, estão as conversas com alguns dos realizadores, exposições e ações de educação ambiental em escolas, que pretendem “contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico”, defende a equipa do evento.
O CineEco caracteriza-se, segundo a organização, como um “evento cultural de natureza internacional de temática ambiental” e é organizado pelo Município de Seia desde 1995. A entrada é gratuita em todas as edições, secções ou atividades.