Procurar
Close this search box.

Conselho de Ministros reúne quinta-feira em Castelo Branco

O Conselho de Ministros reúne na próxima quinta-feira, 26, em Castelo Branco. É o regresso das reuniões descentralizadas que se tinham iniciado em 2020, ao abrigo da iniciativa “Governo mais próximo”, que foi interrompida posteriormente devido ao início da pandemia de Covid-19.

Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a agenda será focada no território e a deslocação do executivo terá lugar entre quarta e quinta-feira. Uma viagem que já estava programada para Março de 2020, mas que a pandemia adiou.

Com o intuito de mostrar a importância que a proximidade e a coesão territorial têm para o Governo, o executivo retoma assim uma iniciativa que, uma vez por mês, levará as reuniões do Conselho de Ministros a um distrito fora da capital. Segundo a ministra da Presidência, a agenda destes Conselhos de Ministros descentralizados terá uma componente “legislativa normal, mas preferencialmente dirigida a temas importantes” para os territórios visitados.

No que se refere à deslocação desta semana, Mariana Vieira da Silva frisa que, além da reunião do Conselho de Ministros na quinta-feira de manhã, cada membro do Governo terá uma “agenda própria” em Castelo Branco, perfazendo um total de 48 acções que levarão o executivo a “todos os concelhos do distrito”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter “um conjunto importante de acções” associadas, segundo a ministra da Presidência, que adianta que os ministros vão visitar “projectos muito inovadores do ponto de vista económico”, mas também relacionados “com a integração de migrantes, com o alojamento estudantil, com os novos equipamentos sociais e com a floresta e o combate aos incêndios”. “A agenda do Conselho de Ministros também se debruça sobre estes temas, nomeadamente os relacionados com a floresta e com dimensões de inovação”, informou.

Mariana Vieira da Silva refere ainda que irá haver “um encontro com a imprensa regional” e “um jantar com os autarcas” do município. A governante explica que a iniciativa “Governo mais próximo” foi agora retomada, porque após a pandemia, houve eleições legislativas e “meses muito cheios, com dois orçamentos e muitas medidas políticas aprovadas”. Questionada se o retomar desta iniciativa serve para dar um “ímpeto novo” ao Governo dados os casos e polémicas dos últimos meses, Mariana Vieira da Silva respondeu: “Como disse, esta era uma agenda que nós tínhamos em curso antes da pandemia”. “Recomeçamos precisamente no município onde era suposto termos estado reunidos em Março de 2020. Entretanto, houve meses de interrupção, de eleição e agora retomamos, neste ano de 2023, o nosso projecto”, sublinha.

Iniciada em Fevereiro de 2020 com uma reunião do Conselho de Ministros em Bragança, a iniciativa “Governo mais próximo” pretendia garantir “uma governação de proximidade e o contacto directo com cada região e a sua população”, segundo se lia num comunicado divulgado pelo executivo na altura.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã