Procurar
Close this search box.

Covilhã dedica Janeiro à diabetes

A Câmara da Covilhã, em conjunto com o ACES Cova da Beira e Administração Regional de Saúde do Centro, vai avançar em Janeiro do próximo ano com a iniciativa “Diabetes em Movimento”.

Segundo a autarquia, trata-se de um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, que está a ser implementado na Covilhã, com a coordenação nacional a ser realizada pela Direcção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de Janeiro de 2023, às segundas, quartas e sextas, no Pavilhão da Inatel, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico (da Câmara Municipal da Covilhã) e por enfermeiros (da UCC Cava Juliana).

A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde da Covilhã (USF da Estrela, UCSP da Covilhã, UCSP do Teixoso e UCSP do Tortosendo).

“Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população” diz a autarquia.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso País (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é “um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã