Procurar
Close this search box.

Departamento da Catequese prepara novo ano

“Orientações para catequese em tempos de pandemia” é o título do documento que o Departamento da Catequese da Infância e Adolescência publicou, na semana passada, para “ajudar as paróquias da Diocese da Guarda na tarefa de coordenar a catequese neste tempo de pandemia”.

O texto, que recorda que “a Igreja se encontra diante de uma nova etapa evangelizadora” num “tempo que é complexo, atravessado por alterações profundas”, propõe que em cada comunidade seja criado “um plano de acção para a catequese paroquial”

“Avaliar o impacto da pandemia na Paróquia e na Catequese” é uma das sugestões que o Departamento faz a cada comunidade cristã, assim como “ajudar os catequistas a situar-se espiritualmente face a esta análise”, partindo da homilia do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi de 27 de Março de 2020.

Quanto à organização do próximo ano catequético, o Departamento propõe indicações concretas quanto à forma como se gerir o percurso catequético das crianças e adolescentes. Entre elas sugere-se uma maior organização de “um ficheiro com os contactos do catequizandos e famílias, e identificar os recursos das famílias em termos de comunicações à distância e a disponibilidade de acompanhamento dos adultos”, mas sem esquecer a “atenção as famílias que têm limitações ou dificuldades no acesso a equipamentos informáticos ou à Internet”.

Os responsáveis pelo ensino da mensagem cristã para os mais novos fazem também o apelo à planificação de uma “catequese para funcionar em pequenos grupos, dando uma atenção rigorosa às orientações das autoridades de saúde”. O Departamento aponta, ainda, a possibilidade dos “grupos poderem funcionar semanalmente de forma presencial”, obedecendo a todas as regras de segurança e higiene, e admite que os mesmos “grupos alternem, quinzenalmente, entre encontros presenciais e encontros on-line”.

O papel das famílias e o seu envolvimento no processo da educação é ainda outro dos pontos tratados no documento de 11 páginas que esta semana chegou aos párocos e catequistas da Diocese da Guarda.

Reunião preparatória no Seminário a 19 deste mês

Entretanto, o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, em comunicado, anuncia para o próximo dia 19 deste mês, um sábado, das 10 às 12 horas, no Seminário da Guarda, a realização de um encontro com párocos e catequistas para “esclarecer e agilizar o conjunto de procedimentos recomendados” para o retomar da catequese em sessões presenciais.

“Conscientes das dificuldades que a pandemia nos continua a criar, vamos procurar os caminhos possíveis para a retoma da catequeses nas nossas comunidades” explica o Bispo da Guarda, que lembra que as sessões presenciais estão interrompidas desde Março. E adianta que como a pandemia não desapareceu, “como era nosso desejo e esperávamos”, isso quer dizer que “temos que contar com a sua presença e riscos inerentes por tempo indeterminado”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã