Procurar
Close this search box.

Desertuna organiza festival solidário a favor dos bombeiros

A Tuna Académica da UBI organiza um concerto de tunas solidário no próximo dia 24, em que o valor arrecadado reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, para a compra de uma viatura nova

A Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior está a organizar um festival solidário de tunas, que tem como objetivo ajudar os Bombeiros Voluntários da Covilhã a comprarem uma nova viatura urbana de combate a incêndios que custa 400 mil euros. A informação foi revelada no passado dia 5, na sede dos Bombeiros da Covilhã.

“A proposta da tuna vem abrir a iniciativa de uma angariação de fundos para a aquisição de uma nova viatura para os bombeiros da Covilhã”, explica o presidente da associação humanitária, Joaquim Matias.

Trata-se de uma viatura urbana de combate a incêndios e o seu custo é de 400 mil euros. “É a grande lacuna, em termos operacionais, do corpo de bombeiros. O nosso veículo urbano de combate a incêndios é de 1981, já está muito obsoleto, o carro já é muito lento e tem muitas avarias relacionadas com a idade”, relata o comandante dos bombeiros, Luís Marques.

“Esta iniciativa reverte-se numa importância tão grande para nós que acredito que haja outras instituições que possam ter também iniciativa e oferecerem-se com este objetivo”, espera o presidente da direção, que confessa: “a verba é tão grande que precisamos de mais gente a ajudar”.  Joaquim Matias adianta que “muito recentemente”, a corporação comprou uma viatura para transporte de doentes não urgentes, assim como um veículo de comando tático “devidamente equipado, moderno”. Foi também adquirida uma viatura de combate de incêndios urbanos “mais pequena, para entrar nas ruas estreitas da cidade”, diz.  “Nós, juntamente com os responsáveis da tuna, resolvemos não fazer cobrança de bilhetes para a realização do espetáculo. As pessoas vão assistir e dão aquilo que entenderem por bem doarem para este fim”, afirma o presidente dos bombeiros.

O festival está marcado para dia 24, sábado, às 15:00 no Auditório das Sessões Solenes, no Polo Principal da UBI. O evento conta com a atuação de três tunas: a Desertuna, a Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão.

“Este foi um desafio lançado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, uma vez que a Desertuna, enquanto associação cultural do município, tem como dever ajudar em qualquer causa social e apoiar todos os seus munícipes e melhorar as condições de vida do concelho”, recorda Diogo Domingos, vice-presidente do grupo académico. O estudante explica que os bombeiros foram os escolhidos devido à “ação bastante incidente que têm na Serra da Estrela, maioritariamente no verão, no combate aos incêndios florestais”.

“Como não existe nenhum valor mínimo de entrada definido, contamos com as pessoas que vão participar, para que entendam a importância desta ação solidária e que possam contribuir”, defende o vice-presidente da Desertuna. “A nossa expectativa é que seja uma sala cheia e que possamos contribuir com um montante avultado para a causa dos bombeiros”, afirma Diogo Domingos.

Luís Marques, comandante, relembra que no próximo ano, os Bombeiros da Covilhã comemoram 150 anos de existência e que seria “uma forma extraordinária de comemorar o aniversário com esse novo veículo, que colmatasse o défice operacional que existe”, termina.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã