Procurar
Close this search box.

Dia “D” para a Dielmar

Está marcada para esta terça-feira, 26, uma concentração de trabalhadoras da Dielmar, em frente ao Tribunal do Fundão, onde irá decorrer a assembleia de credores que pode, ou não, ditar o futuro da empresa de confecções, em Alcains, que está fechada desde Agosto.

Ontem, segunda-feira, 25, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa (STBB), Marisa Tavares, revelou que as duas manifestações de interesse que surgiram na assembleia de credores anterior não foram oficializadas. “No último relatório que houve por parte do senhor administrador [de insolvência] constavam duas propostas. Na última assembleia [de credores] foi colocada ao administrador, a possibilidade e a manifestação de interesse por parte de mais duas entidades que, entretanto, segundo informação que temos, não foi oficializada”, afirmou aos jornalistas a presidente do STBB, Marisa Tavares.

A sindicalista falava após uma concentração dos trabalhadores da Dielmar, em frente a Câmara Municipal de Castelo Branco, onde voltaram a exigir que lhes seja assegurado o pagamento dos salários de Outubro. “Nós sempre dissemos que os trabalhadores não podem ser penalizados neste processo. E foi-nos transmitido [pelo Ministério da Economia] que estavam a trabalhar também nesse sentido”, frisa. A dirigente sindical sublinha que tinha preparada para esse dia uma concentração para decorrer em frente ao Ministério da Economia, mas que a acção foi revertida depois de, na sexta-feira passada, o próprio Ministério ter feito chegar informação sobre o processo da Dielmar junto do STBB. “Na sexta-feira houve essa informação de que continuavam [a tutela] a trabalhar numa solução e que estavam a trabalhar também para salvaguardar o salário do mês de Outubro. Como é óbvio, em vez de irmos a Lisboa, fizemos uma concentração à frente da Câmara de Castelo Branco, porque consideramos que era necessário trabalhar para que amanhã (hoje) estejamos todos [no Fundão] em unidade como sempre estivemos até aqui”, sustenta.

Marisa Tavares realça que, independentemente, das propostas que pudessem surgir na assembleia de credores de terça-feira, no Tribunal do Fundão, “nós estaremos cá para defender os trabalhadores”. “Quem tem que analisar as propostas no concreto será o Ministério [da Economia] e os credores, amanhã na assembleia de credores”, conclui.

A assembleia de credores da empresa de confeções Dielmar reúne hoje, depois de ter decidido dar mais 15 dias para que as propostas e manifestações de interesse na empresa pudessem ser consolidadas. A decisão foi tomada na sessão que teve lugar no dia 6 de Outubro, no Tribunal do Fundão e durante a qual foram colocadas em cima da mesa duas possibilidades, nomeadamente a de avançar para o encerramento definitivo e liquidação dos bens ou, em contrapartida, optar pelo adiamento de uma decisão para que as propostas pudessem ser fortalecidas.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã