“Douce France” vence 27.º festival CineEco de Seia

Filme francês ganha Grande Prémio do Ambiente, e retrata aventura de grupo de jovens estudantes aquando da construção de um complexo comercial na sua terra
1
310

O filme “Douce France”, de Geoffrey Couanon (França), é o vencedor do 27.º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que terminou na passada semana em Seia. A obra cinematográfica “Douce France” arrecadou o Grande Prémio Ambiente – Câmara Municipal de Seia, anunciou a organização do CineEco em comunicado.

A obra de Geoffrey Couanon, segundo a organização, “retrata a aventura ecológica e social de um grupo de jovens estudantes sobre o polémico projecto de construção de um complexo comercial – EuropaCity – na sua terra natal”.

O Prémio Antropologia Ambiental – Zurich Seguros foi para “Arica”, de Lars Edman e William Johansson Kalén, e a menção honrosa longa-metragem internacional foi conquistada por Svetlana Rodina, com “Ostrov – Lost Island”.

Na competição internacional de curtas-metragens “Flight to Earth”, de Ignacio Rodó, conseguiu o Prémio Curta-Metragem Internacional – Turistrela, enquanto o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados foi para o filme de animação “#fishingtheplastic”, da autoria de Marina Lobo.

Na competição de séries e reportagens televisivas, o Prémio Televisão foi atribuído ao documentário francês “Vert de Rage, du charbon dans les poumons (Green Warriors: Coal in the Lugs)”, de Martin Boudot.