Procurar
Close this search box.

É da Covilhã o melhor futebolista da II Liga suíça

Daniel dos Santos foi distinguido pela Federação daquele país

Daniel dos Santos, covilhanense de 21 anos, atleta do FC Thun, foi distinguido no passado fim-de-semana pela Federação de Futebol Suíça como o melhor futebolista da II Liga daquele país (Liga Challenge) em 2023.

O atleta foi distinguido pelo que fez nas duas últimas temporadas, sendo que na época anterior marcou seis golos e fez quatro assistências, e na que decorre, já leva sete golos e uma assistência pelo seu clube, que é líder do campeonato (a par do Sion) e luta pela subida ao principal escalão. Foi também esta temporada que Daniel dos Santos se estreou pela seleção de sub-21 da Suíça.

Ao NC, no ano passado, o jovem jogador, filho de emigrantes covilhanenses, lembrava a chegada à primeira equipa do FC Thun e à selecção. “Aconteceu tudo muito rápido nestes últimos dois anos e meio. Agora, o importante é continuar a trabalhar, tentar fazer melhor do que ontem e não perder o foco” afirmava ao NC o jovem Daniel.

Daniel dos Santos nasceu na Covilhã a 29 de dezembro de 2002, mas aos seis meses de vida foi para a Suíça com os pais. Começou a jogar no FC Interlaken, nas camadas jovens, e aos 11 anos mudou-se para o FC Thun. Em 2016 chegou a ser chamado para os sub-15 de Portugal, mas tendo dupla nacionalidade “depressa percebi que as minhas hipóteses seriam maiores na Suíça”. Depois de fazer todos os escalões de formação no atual clube, estreou-se na equipa sénior em fevereiro de 2021. De onde não mais saiu, sendo frequentemente convocado para a seleção de sub-21 helvética. Sobre sonhos de futuro, já revelou ao NC que o objetivo “é chegar à primeira liga suíça e depois, tentar jogar num campeonato europeu”. Em termos pessoais, tem outros dois bem vincados: “Chegar à seleção principal da Suíça é um dos meus objetivos próximos. E, quem sabe, talvez um dia jogar no Benfica. Era o meu sonho”.

Daniel dos Santos é por esta altura o terceiro melhor marcador da segunda liga suíça.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã