Procurar
Close this search box.

Eduardo Lourenço inspira primeira estreia da ASTA

Peça está em cena na Covilhã entre 27 e 29 de fevereiro

Quando se assinala o centenário de Eduardo Lourenço, a ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), estreia em fevereiro a produção “O esplendor do caos”, a partir da obra com o mesmo nome do ensaísta natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida.

Esta é a primeira de três criações planeadas para este ano, uma parceria com A Bruxa Teatro, que sobe ao palco pela primeira vez dia 15 de fevereiro, em Évora, para depois estar em cena no Teatro Municipal da Covilhã entre 27 e 29 de fevereiro.

“Desafios [Im]Possíveis”, um espetáculo destinado aos alunos do 2.º ciclo escolar, pretende alertar para as alterações climáticas, a partir de 10 de abril, para que “os mais jovens sejam os mensageiros” das preocupações ambientais manifestadas, referiu o programador da ASTA, Rui Pires, na quinta-feira, 11, durante a apresentação do plano de atividades para 2024.

A terceira produção é “Green E.Th.I.Cs”, a estrear em 15 de junho e que “não é um espetáculo só para ver, mas também para o público jogar”, explicou o diretor artístico da companhia, Sérgio Novo.

O responsável detalhou que o projeto “visa aumentar a sensibilização e melhorar a transição para atitudes e modos de vida mais sustentáveis” e que, além do espetáculo, contempla a criação de um jogo de tabuleiro que parte da premissa do jogo da glória, em formato físico e digital, para trabalhar “com comunidades locais”.

Rui Pires adiantou que a ASTA tem planeada a realização dos habituais quatro festivais. A 28.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorre entre 07 e 16 de março, a Mostra de Teatro Escolar ensinARTE de 03 a 07 de junho, o Festival de Artes de Rua Portas do Sol entre 04 e 06 de julho e o ContraDança – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo de 19 de setembro a 12 de outubro.

O programador destacou a importância dada à itinerância e, entre várias cidades portuguesas, a companhia apresenta-se em cinco países: Espanha, Itália, Grécia, Suécia e Hungria.

Na vertente dos projetos de investigação a ASTA vai dar continuidade ao “Theatre in Matematic`s”, com o intuito de criar novas metodologias para o ensino da matemática, utilizando como base as ferramentas do teatro, e o “To Europe”, que pretende levar 16 pessoas a Espanha e Itália para aprenderem as línguas desses países, assim como inteligência emocional.

A aposta no serviço educativo vai continuar a ser uma aposta, com “projetos específicos para intervir junto de comunidades específicas”, mencionou o diretor artístico.

O orçamento da companhia covilhanense para este ano ronda os 550 mil euros.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã