Procurar
Close this search box.

Estacionamento gratuito na Covilhã prolonga-se até Abril

O estacionamento na cidade nos locais previstos para integrarem a concessão do Sistema de Mobilidade da Covilhã continua a ser gratuito até Abril, embora a Movi Covilhã comece a operar em Fevereiro.

A informação foi esta sexta-feira, 13, adiantada na reunião pública do executivo camarário, pelo presidente, Vítor Pereira, que transmitiu ter-lhe sido comunicado pela empresa a previsão de começar a tarifar o estacionamento nos silos e à superfície no final de Abril, embora possa ser a 15 ou 20, referiu.

Segundo o autarca, a concessionária está a trabalhar na articulação do Sistema de Mobilidade, “que é complexo”. A Movi Covilhã, do grupo Transdev, vai ainda substituir os parquímetros e está a desenvolver uma aplicação através da qual se pode fazer o pagamento, assim como a dar formação aos funcionários responsáveis pela fiscalização.

Vítor Pereira acrescentou não estarem ainda fixados os sítios pagos à superfície e mencionou a intenção de as tarifas começarem a ser cobradas “por fases”. “Não vão ser logo todos os locais taxados”, clarificou.

O presidente da Câmara da Covilhã acrescentou estarem a ser revistas, “com os contributos técnicos” da empresa, as zonas à superfície inicialmente anunciadas.

“A realidade e a vida são dinâmicas. Ao longo da concessão far-se-ão ajustamentos e, por isso, queremos ser flexíveis nas zonas, para que depois se possam fazer estes ajustamentos”, acentuou o edil.

Na opinião de Vítor Pereira, “a taxação, desde que bem feita e nos sítios adequados, é positiva para toda a gente”, dando o exemplo dos carros que ficam um dia inteiro estacionados junto a um serviço público, impedindo quem precisa recorrer a esses serviços.

O autarca admite “haver uma flexibilidade” na suspensão do pagamento em quadras específicas, como tem acontecido nos últimos anos no Natal, mas realçou que “os entendidos neste domínio são unânimes em dizer que a taxação é amiga de quem quer estacionar”.

O estacionamento tarifado na cidade vai contemplar uma primeira meia-hora gratuita.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã