“Exodus” inspira evento cultural em Castelo Rodrigo

Evento cultural que decorrerá no dia 28 e 29, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, no âmbito do projecto "12 em Rede - Aldeias em Festa" 2021
0
500

O “Exodus” é o tema do evento cultural que decorrerá no dia 28 e 29, na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, no âmbito do projecto “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021. Segundo a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, o evento chega a Castelo Rodrigo com um programa que “promete um fim de semana de diversão para todos os gostos e idades, com jogos para toda a família”. O programa inclui vídeo-visita (10:30), ‘workshops’ de cozinha (das 11:00 às 17:30), ‘showcookings’ (13:00), jantar comunitário (20:00) e um concerto de Manuel de Oliveira com Marco Rodrigues (22:00).

O tema deste evento é o “Exodus”, lembrando o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal e que “simboliza as partidas e chegadas de que Castelo Rodrigo tem sido palco”, refere a organização. “Conservam-se, até aos nossos tempos, várias marcas da permanência de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. É o caso, por exemplo, da Casa do Rabino (uma habitação com uma estrela de cinco pontas no peitoril, que seria a residência do representante da comunidade judaica), da Cisterna Medieval (que terá sido uma antiga sinagoga), ou da antiga judiaria”. “Castelo Rodrigo [no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo] terá sido um dos refúgios do povo judeu, na Península Ibérica”, sublinha a organização.

Este ano, o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 prevê uma actividade complementar, no domingo, dia 29 de Agosto, com uma caminhada e degustação de petiscos e vinhos da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo (10:00), no Convento de Santa Maria de Aguiar.

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a festa poderá “ser sentida e vivida em todo o mundo”, via ‘streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. A inscrição é gratuita e pode ser feita para a totalidade das actividades ou apenas para um momento específico, sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada actividade.

Este evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do município de Figueira de Castelo Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, Associações e Agentes económicos locais, com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Depois de Castelo Rodrigo, o ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” prossegue em Marialva (11 de Setembro) Piódão (25 de Setembro) Idanha-a-Velha (30 de Outubro) e Monsanto (6 de Novembro).

Comments are closed.