Procurar
Close this search box.

Fábrica Estrela vai ser classificada

A Direcção-Geral do Património Cultural abriu um procedimento de classificação da Fábrica de António Estrela/Júlio Afonso, que agrega a componente fabril e o projecto criativo New Hand Lab, na Covilhã.

Segundo a publicação do Diário da República, “foi determinada a abertura do procedimento de classificação da Fábrica de António Estrella/Júlio Afonso”. O pedido de classificação de interesse público deste imóvel foi desencadeado pela actual direcção da fábrica, em parceria com a Câmara da Covilhã, explica o actual proprietário, Francisco Afonso. O empresário destaca a importância da classificação, lembrando que está em causa um edifício de 1853, que ainda mantém a actividade fabril no sector têxtil e dos lanifícios e que encerra uma “memória única”, nomeadamente ao nível da maquinaria e dos arquivos. “É um processo relevante porque pode ajudar a reconhecer e a preservar a memória da fábrica, que é também a história das pessoas que ali trabalharam e trabalham e da própria cidade”, aponta.

Além da componente fabril, o espaço também integra o New Hand Lab, que se apresenta como um local que promove a criatividade e as iniciativas dos criadores locais, oferecendo-lhes uma área de trabalho e uma loja onde vendem os seus produtos. Segundo o despacho de segunda-feira, 17, que é assinado pela directora-geral do Património Cultural, sob proposta da Direcção Regional de Cultura do Centro, “a fábrica em vias de classificação e os imóveis localizados na zona geral de protecção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor”. A informação também refere que os interessados podem “reclamar ou interpor recurso hierárquico do acto que decide a abertura do procedimento de classificação, nos termos e condições estabelecidas no Código do Procedimento Administrativo, sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2019 Notícias da Covilhã