Feira do Queijo da Serra este fim-de-semana

Em Gouveia
0
576

O município de Gouveia promove este fim-de-semana o “Mercado do Queijo da Serra da Estrela”, para “valorizar a fileira económica” deste produto tradicional.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o certame “está direcionado primordialmente para a comercialização e promoção do queijo da Serra da Estrela e decorrerá no renovado Mercado Municipal de Gouveia”.

O evento, que reunirá, durante dois dias, pastores, produtores e queijarias do típico queijo Serra da Estrela, marca a reabertura do Mercado Municipal daquela cidade da região da Serra da Estrela, após a realização de obras de requalificação. “A actividade visa reunir toda a fileira produtiva, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português”, lê-se na nota do município.

A fonte acrescenta que o “Mercado do Queijo” é uma iniciativa do município de Gouveia “que procura valorizar a fileira económica relacionada com a produção do queijo da Serra da Estrela enquanto produto endógeno de relevância primordial para o concelho de Gouveia”. “Podem participar no ‘Mercado do Queijo’ todos os produtores locais de produtos endógenos ou artesanato”, refere a autarquia de Gouveia.

A abertura está marcada para sábado, 2, pelas 10 horas, com a inauguração do Mercado Municipal. À tarde, entre diversas iniciativas, apresentado o projeto “Queijeiras- As guardiãs da Montanha” e cozinha ao vivo com o chef António Batista, que irá ensinar a preparar borrego Serra da Estrela. Haverá também uma palestre sobre queijo promovida pela EstrelaCoop, Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela. Além disso, muita animação musical e um espectáculo teatral com João Baião.

No domingo, 3, de manhã, decorrem provas de queijo e a demonstração do seu fabrico, ao vivo. De tarde, showcookings, entre outras iniciativas.

O concelho de Gouveia faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela que também abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Comments are closed.