Festa das Varas “online” em Penamacor

Certame decorre este fim-de-semana em Aranhas
0
364

A edição deste ano da Festa das Varas do Fumeiro, em Aranhas, concelho de Penamacor, vai realizar-se em formato ‘online’ face à covid-19 e para assegurar a continuidade do certame, informou o município.

Em comunicado, a Câmara de Penamacor explica que o evento foi preparado com um programa alternativo para garantir a continuidade da festa, que será transmitida na página de Facebook daquela autarquia. Este evento visa preservar a tradição local ligada ao fumeiro e tem como base a antiga tradição do cantar das Janeiras e o posterior desfile pelas ruas da aldeia dos enchidos conseguidos, bem como a realização de um leilão desse fumeiro.

Este ano, dadas as restrições em vigor para combater a pandemia, a festa não terá os mesmos moldes, mas é assinalada em formato digital e o momento ocorre esta sexta-feira, às 21:30, com um Ensemble em Rede, que contará com as actuações da fadista Ana Lopes, acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa e Rui Marques na viola, e do cantor lírico Rodrigo Carreto, solista na Orquestra da Gulbenkian. Segundo a informação, este Ensemble em Rede terminará com uma homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento, que morreu recentemente.

Do programa consta ainda o momento inaugural, que está marcado para as 17 horas, e que contará com a actuação de membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, seguindo-se mostra de artesanato típico de Aranhas.

No sábado, o evento arranca, às 15 horas, com um vídeo das edições anteriores do “Desfile das Varas” e de Tocadores de Acordeão do concelho, seguido de uma mostra de arte e cultura, com José Domingues, marcada para as 17 horas. Às 18, terá lugar para o ‘showcooking’ “Posta do cachaço de porco bísaro, acompanhada de esparregado de favas”, com António Raposo. Às 21:30, será transmitido um concerto de Tiago Silva.

No domingo, às 15 horas, será apresentado um vídeo das edições anteriores do Festival de Folclore, com ranchos portugueses e espanhóis e, às 15 horas e 30, realiza-se a actividade “Folclore em tempos de pandemia”. Mais tarde, às 18, fica disponível uma mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas e o dia termina, às 18 horas e 30, com o ateliê de gastronomia tradicional “Sopa de grão na panela de ferro”, com Ludovina Moreira.

A nota de imprensa refere ainda que serão tidas em conta “todas as medidas de segurança propostas pela Direcção-Geral da Saúde, relativamente à covid-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff”.

Comments are closed.

Mais Notícias