Procurar
Close this search box.

Festival de Tunas na Covilhã

Hoje e amanhã

A Desertuna- Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, promove este fim-de-semana, na Covilhã, o XIX Festubi (Festival de Tunas da UBI), que conta com quatro tunas convidadas: Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Tuna Académica do Instituto Politécnico Cávado do Ave, Tuna da Universidade Católica – Porto, Estudantina Universitária de Lisboa.

O palco principal do festival será, no sábado, 13, às 21 horas, o grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, onde atuarão as diversas tunas, mais a da “casa”.

“Apesar de todas as tentativas levadas a cabo, a organização assume-se frustrada por ficar, mais um ano, sem o retorno ao Teatro Municipal da Covilhã, casa que foi palco do FESTUBI durante catorze anos ininterruptos. Ainda assim, o evento promete trazer, novamente, à Covilhã o melhor da música académica, num fim de semana que envolverá toda a comunidade covilhanense” garante a Desertuna em comunicado, lembrando que este festival é já “um dos marcos da agenda cultural, não só da UBI, mas também da cidade da Covilhã e de toda a Beira Interior, pela sua longevidade e historial de sucesso.”
Hoje, sexta-feira, 12, além das tunas convidadas, atua o grupo convidado SINA – Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho e amanhã, também a dupla Sebastião Antunes & Carlos Lopes da Quadrilha sobe ao palco.

A Associação Cultural Desertuna espera receber cerca de 800 visitantes de vários pontos do país, entre participantes e espectadores.

As tunas convidadas atuam hoje, pelas 21 horas, na Praça do Município, na Noite de Serenatas e amanhã, sábado, 13, haverá animação no centro da cidade (Pasacalles, pelas 15:30h), durante a tarde. O espetáculo principal é à noite, na Faculdade de Ciências da Saúde.

Esta edição também contará com a inauguração do Mural Comemorativo XX Anos que decorrerá no sábado, pelas 14:45, em frente à Galeria Professor António Lopes. Um projeto que foi realizado em colaboração com o WOOL | Covilhã Urban Art durante o decorrer da presente semana.

A Desertuna, este ano, associa-se à Liga Portuguesa contra o Cancro, face ao facto de ter perdido, neste ano letivo, um dos seus elementos vítima de cancro.  “Esperamos, assim, homenagear o nosso “Tonixa” e preencher um pouco do vazio deixado pela sua ausência” explica.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã