Procurar
Close this search box.

Festival promove Serra da Malcata

A Câmara de Penamacor vai lançar um festival que pretende divulgar a Serra da Malcata e o seu património natural através de música, arte e exposições, anunciou o município do distrito de Castelo Branco.

A autarquia liderada por António Luís Beites lembra que a Serra da Malcata é uma reserva natural e área protegida, e que o novo evento também pretende promover a defesa do meio ambiente.

Com a denominação “Festival Primavera na Serra da Malcata”, o certame decorre nos dias 07, 08 e 09 de Maio, integrando iniciativas em formato ‘online’ (transmitidas no Facebook do município), bem como algumas atividades em regime presencial, dentro das normas da Direcção Geral da Saúde.

A sessão de abertura está agendada para dia 07, às 18h00, no Jardim da República, com a inauguração da exposição “Grito de Liberdade”, da autoria de Gabriel AV e Pedro Leitão.

Segundo a informação, esta mostra tem como objetivo “alertar para o impacto positivo da reciclagem no meio ambiente” e contará com mais de uma dezena de peças de grandes dimensões, concebidas com materiais recolhidos no lixo.

No mesmo dia, tem lugar um tributo a Carlos do Carmo, com o tema “Os Putos” interpretado pelo Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano.

Às 18h30, é apresentado o concerto “A Liberdade, a Primavera e a Natureza”, por Marta Ramos e João T.

O dia fecha com a primeira parte do concerto “O Fado da Primavera”, interpretado pelo Coro Misto da Beira Interior. Este concerto será transmitido por via digital e é dividido em três partes, sendo que a primeira é apresentada a partir do Valdedra, enquanto a segunda parte decorre pelas 19h00, do dia 08 de Maio, na Barragem da Ribeira da Meimoa, e a terceira no dia 09 de Maio, pelas 19H00, na Zona Balnear do Meimão.

O programa para dia 08 também integra uma ação de pintura na Serra da Malcata, com início às 09H00, na qual 12 pintores irão colocar na tela a paisagem que observam em vários locais distintos da Serra.

Desta ação, resultará uma exposição com todas as obras, que poderá ser visitada na página da internet da Câmara de Penamacor.

Para dia 09, às 09h30, está marcada uma “Visita Guiada e Encenada ao Museu Municipal de Penamacor” e que será transmitida via ‘online’ na página de Facebook e o festival encerrará às 19h00 com a transmissão da última parte do concerto “O Fado da Primavera”.

A Reserva Natural da Serra da Malcata estende-se ao longo de 16.348 hectares dos concelhos do Sabugal e de Penamacor, respetivamente nos distritos da Guarda e Castelo Branco.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã