Procurar
Close this search box.

Fundação Gulbenkian financia projeto da Misericórdia do Fundão

Foi atribuído um financiamento de 28 mil euros ao projeto “Aqui ao Lado” submetido pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) ao concurso Gulbenkian Home Care. O projeto da instituição foi um dos 15 selecionados pelo júri e aprovado pelo Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo a instituição, em comunicado, o projeto “Aqui ao Lado” enquadra-se na estratégia de modernização do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) que foi implementado na área de intervenção geográfica da Misericórdia do Fundão.

O “Aqui ao Lado” consiste, segundo a estrutura, na “utilização de ferramentas que controlam, monitorizem e emitem alertas acerca do estado de saúde dos idosos e que os estimulem cognitivamente ao longo do dia”, o que permite “encurtar as distâncias e aproximar as famílias” através de equipamentos tecnológicos com acesso à internet. Isso possibilita a realização de vídeo chamadas e onde os idosos poderão “manter um contacto mais próximo e regular com familiares e amigos geograficamente distantes”.

“Centrado no bem-estar físico e emocional da pessoa, a SAD da SCMF trabalha as necessidades e autonomia dos idosos promovendo a sua independência, proporcionado um ambiente seguro e confortável em sua própria casa”, refere a Santa Casa, em comunicado.

A área de intervenção é nas freguesias onde a Misericórdia desenvolve a sua ação, nomeadamente, Capinha, Pêro Viseu, Pesinho, Alcongosta e Aldeia de Joanes. Na Covilhã, acontece em Aldeia de S. Francisco de Assis e Minas da Panasqueira.

É também objetivo alargar a abrangência territorial do projeto a todo o concelho do Fundão, “tendo em conta a sinalização e identificação de possíveis utilizadores por parte de todas as parcerias informais envolvidas”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã