Parece ser desta que o maior centro de processamento de dados do país será vendido. O Data Center da Covilhã, o famoso grande “cubo” da cidade, inaugurado em 2013, cuja venda esteve iminente dez anos depois, regressou à mesa das negociações. Desta vez com novos interessados.
O Notícias da Covilhã está em condições de assegurar que uma proposta de aquisição está neste momento nas mãos da Altice.
Fontes muito bem colocadas junto dos proponentes do negócio garantiram em exclusivo ao nosso jornal que um grupo de investidores com capital 100% europeu fez uma proposta à tecnológica francesa para a compra da infraestrutura, o que no momento pode representar uma das opções para aliviar a empresa de Patrick Drahi, no que respeita a uma dívida monumental, e à investigação pela justiça francesa a que se tem sujeitado relativamente às suspeições de fraude fiscal e de branqueamento de capitais. Criado a pensar também no desenvolvimento de um polo para novas empresas, e cujo investimento rondou os 100 milhões de euros, o Data Center da Covilhã terá ficado aquém das expectativas relativamente aos resultados apresentados. Quer nos postos de trabalho que (não) criou, quer nos proveitos que não terá proporcionado. Em 2023, como o NC também noticiou, as certezas políticas quer do governo municipal, quer da oposição, eram mais do que muitas quanto a uma transação comercial que estaria a decorrer. Foi tema de debate numa Assembleia Municipal e nunca chegou a concretizar-se.
A revitalização do empreendimento tecnológico é o que pretende este novo fundo europeu que agora se apresenta para uma operação de aquisição. As mesmas fontes, muito bem colocadas, disseram ao Notícias da Covilhã, que do grupo interessado na compra do Data Center fazem parte investidores portugueses. Estão preocupados com o futuro da gestão de infraestruturas de tecnologias de informação, e pretendem conferir outra dimensão ao centro de processamento de dados. Para já, não foi possível apurar os valores apresentados para a aquisição.9