Procurar
Close this search box.

Guarda quer despiste a todos os utentes e funcionários de lares

O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda apelou para que o despiste da covid-19 seja feito a todos os utentes e funcionários de lares de idosos da região.  “Temos vindo a dizer que nós [distrito da Guarda] temos um número enorme de idosos, com patologias associadas, somos um dos distritos que mais Estruturas Residenciais Para Idosos e Unidades de Cuidados Continuados tem, e era necessário que se fizesse uma intervenção ao nível do [rastreio da] covid-19”, afirma Rui Reis à agência Lusa.

Se esta acção não for realizada, o responsável teme que possam acontecer situações de doentes infectados, como já se verificou em lares de idosos de Vila Nova de Foz Côa, Gouveia e Pínzio (Pinhel). “Penso que, se não for dessa forma, podemos estar na presença de um problema muito grave. E a preocupação da UDIPSS é muito grande relativamente a esta problemática, porque não vemos nos últimos dias que tenha havido aquilo que se vem dizendo, que era a disseminação de testes de covid pelos vários distritos do país. Até ao momento, continuamos sem fazer testes, sem rastrear e sem ter um levantamento daquilo que pode estar a acontecer, se há ou não gente infetada”, aponta Rui Reis.

Segundo o dirigente, só são feitos rastreios “quando há bastantes casos” suspeitos nas instituições, mas é preciso “alterar esse paradigma e alterar regras”. “Nós [as entidades competentes] temos que passar, de uma forma mais efectiva, a fazer esses testes nas instituições, porque, se não o fizermos, passamos a correr grandes riscos”, alerta.

O presidente da UDIPSS da Guarda defende que sejam feitos “massivamente” testes nos lares de idosos, aos utentes e aos colaboradores que “entram e saem” das instalações. Disse ter conhecimento que muitas instituições da região aplicam rigorosas medidas de segurança, incluindo no momento da entrada e da saída dos funcionários, mas “isso não é o bastante, porque podem contagiar na mesma os idosos”.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã