Procurar
Close this search box.

Guarda volta a julgar o galo no Carnaval

Este ano, o galo não se livra de ser julgado, por ser culpado de tudo o que de mal aconteceu em 2022. Após dois anos de interregno, devido à pandemia provocada pela covid-19, este ano a Câmara da Guarda volta a celebrar o Carnaval na rua com o programa “Guarda Folia Aqui Há Galo” que inclui um desfile e o julgamento do galo.

O evento decorre entre 16 e 21 de Fevereiro com o intuito de atrair visitantes à cidade e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente a hotelaria, restauração e pequeno comércio.

Segundo a autarquia, o grande cartaz deste Carnaval “genuinamente português” é o desfile e julgamento do galo, a realizar no domingo, 19, pelas 15 horas. “A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o desfile das freguesias do concelho – participam cerca de 30 – até à Praça Velha, onde o galo voltará a ser julgado num espectáculo que conta com a direcção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original do guardense Pedro Leitão”, adianta o município em comunicado.

Segundo a fonte, “a catarse guardense pretende espiar todos os males de 2022, dando esperança para o novo ano de 2023”.

No espectáculo, que se repete após dois anos de paragem, de um lado estão os defensores do galo, e do outro, os acusadores. Quanto aos testemunhos, nesta edição “eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o galo, é a figura central de toda a estória”, refere a autarquia. Na edição deste ano, o galo, que é o “culpado disto tudo”, uma criação artística da dupla Rui Miragaia/Vitor Freitas, arderá na fogueira, no final do julgamento. “Terminado o espectáculo, a organização festeja com o público presente o veredicto deste justo – e totalmente imparcial – julgamento, servindo uma saborosa canja… de galo!”, anunciam os promotores.

O desfile e julgamento do galo é a iniciativa “cabeça de cartaz”, mas o programa do Carnaval da cidade mais alta do país inclui outras iniciativas. As Tabernas do Entrudo, que nesta edição passam para o Largo de São Francisco, vão funcionar entre os dias 17 e 20 e incluem animação com Rouxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo e Soma e Segue.

O grande auditório do Teatro Municipal da Guarda recebe, nos dias 16 e 17, Maria Rueff e Joaquim Monchique, que protagonizam a comédia “Lar doce Lar” (21:30).

No Museu, nos Claustros do Paço da Cultura, a partir do dia 16, estará patente a exposição de fotografia “Julgamento e Morte do Galo: uma retrospectiva” com fotografias de Arménio Bernardo, João Pires e Pedro Baía.

Na sexta-feira, dia 17, o município da Guarda também promove o desfile infantil pelas ruas do centro da cidade, a partir das 14:30, com a participação de cerca de 1500 crianças.

No domingo, dia 19, às 10:30, a Praça do Município vai ser ponto de partida e meta da Fun Run, a “Corrida mais divertida do ano”.

O programa “GuardaFolia” termina no dia de Carnaval, 21, às 18 horas, com o Enterro do Entrudo, na aldeia de Famalicão da Serra.

Com a animação de Carnaval o município da Guarda pretende o “reforço da autoestima dos guardenses” e a promoção das tradições e da cultura da região. A autarquia refere ainda que “reforçando a iniciativa como espectáculo de base comunitária, onde participam os mundos rural e urbano”, tenciona afirmar a cidade mais alta do País “no mapa do Carnaval nacional e destacando-a pela genuinidade e tradição”.

 

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã