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IC 31 avança com perfil de auto-estrada

A ligação da A23 com a fronteira de Espanha, pela zona das Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, vai avançar e terá perfil de auto-estrada. Foi esta a garantia deixada pelo Governo na última sexta-feira, 3, em Castelo Branco, sobre o IC 31, numa reunião com os autarcas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Segundo o ministro das infra-estruturas, João Galamba, “a decisão” é avançar “com o perfil de auto-estrada logo desde o início.” O governante adiantou ainda que o primeiro troço do IC31 “tem declaração de impacto ambiental positivo” e que neste momento “é avançar para poder ter máquinas no terreno em 2025″.

Segundo o ministro, vai ser publicado brevemente em Diário da República o “Simplex Ambiente” e a expectativa do Governo é que este programa possa encurtar alguns prazos.

O projetado IC (itinerário complementar) 31 pretende ligar a A23, na zona de Alcains (Castelo Branco), à fronteira com Espanha, nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), e será constituído por dois troços distintos.

Há muitos anos que Castelo Branco ambiciona uma ligação entre a A23 e a EX-A1 da Estremadura espanhola, uma obra estruturante para o desenvolvimento de Castelo Branco, do distrito, da região Centro e até mesmo do País no seu todo.  Contudo, esta infra-estrutura, cuja construção havia sido anunciada sem perfil de auto-estrada, causou um enorme descontentamento e protestos na região.  Em Dezembro, a Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou uma moção a solicitar ao Governo português a construção do IC31 em perfil de auto-estrada.  Os subscritores realçavam que o anúncio do perfil desta ligação “causou enorme decepção em todos os albicastrenses, pois não espelha o perfil de auto-estrada” e adiantavam que, “para cumprir plenamente o seu objectivo, esta ligação rodoviária, mais conhecida como IC31, sempre foi vista e prometida como perfil de auto-estrada”.

Com o anúncio agora feito pelo ministro das Infra-estruturas, o Governo recua e assume a construção em perfil de auto-estrada.

João Galamba realça ainda que vai avançar com o estudo do troço alternativo (o primeiro teve declaração de impacto ambiental negativa). “Vamos avançar o mais rápido possível com a avaliação de um corredor alternativo para ultrapassar a questão que levou ao chumbo do anterior. O nosso objectivo é ter de facto, o IC31 completo o mais rapidamente possível, com perfil de autocestrada criando assim um eixo fundamental transfronteiriço em articulação com a Junta da Extremadura [Espanha]. O importante agora é garantir que a obra será feita”, conclui.

Segundo o ministro, a garantia está dada pelo Governo: “É um compromisso do primeiro-ministro e um compromisso do Governo”.

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