Procurar
Close this search box.

Manteigas tem candidaturas abertas para apoio à produção de feijoca

O município de Manteigas tem a decorrer, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca.

Segundo um edital do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio MassanO, o incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é de 0,80 cêntimos de euro por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.

A feijoca é uma leguminosa típica do concelho de Manteigas. Os apoios aos produtores são atribuídos com base no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca.

O autarca Flávio Massano lembra no edital que, com a medida, a autarquia que lidera pretende “combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem”. “É também objectivo do município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores locais de feijoca, um produto que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia”, lê-se.

As feijocas produzidas no concelho de Manteigas costumam ser servidas nos restaurantes locais com carnes de porco e enchidos, mas também são utilizadas na confecção de sobremesas e de pastéis.

(Notícia completa na edição papel desta semana)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã