Procurar
Close this search box.

Mercado de Autor da Cova da Beira no Fundão

Cerca de 20 artistas plásticos da região da Cova da Beira irão juntar-se no sábado, 3, e domingo, 4, entre as 10 e as 19 horas, no Octógono do Fundão para criarem o Mercado de Autor – Cova da Beira.

Esta iniciativa da ARTivos Associação Cultural, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, pretende dar espaço para que os artistas da Cova da Beira possam “apresentar, promover e vender as suas obras (pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, ilustração, novela gráfica, etc.) directamente ao público, sem intermediários” explica a organização em comunicado.

O Mercado de Autor, que tem agora início no Fundão, irá percorrer em futuras edições, segundo a organização, “a região da Cova da Beira para criar uma rede de colaboração, sinergias, entre-ajuda e resiliência na comunidade artística, uma das mais afetadas no recente período de pandemia e contribuir para o movimento cultural local e regional criando uma proposta com que a população da região se possa identificar, enriquecer esteticamente e ter mais oportunidades para adquirir objetos artísticos.”

Entre os vários artistas já confirmados nesta edição, irão estar a apresentar e vender os seus trabalhos o pintor João Salcedas nascido na Aldeia do Carvalho, a covilhanense Helena Gadanho, o pintor Mário Costa de Unhais da Serra, o artista plástico e escultor Sebastião Pimenta residente na Cova da Beira desde 1997, a artista visual Daniela Martins da Covilhã, Fernando Aranda, artista plástico paisagista de origem mexicana que vive no Paúl há 3 anos, Marta Amaro nascida no Fundão com os seus trabalhos em azulejos e cerâmica, o artista, pintor, escultor e agricultor Francisco Amaro, entre outros.

O Mercado de Autor terá também actividades paralelas. No sábado, 3, haverá uma Oficina de Desenho dinamizada pelo artista plástico Fernando Aranda (às 11h30) e apontamentos musicais com Leon Teller (às 17 horas). No domingo de manhã estarão à conversa sobre a temática “Promoção das Artes Plásticas no Interior” os artistas convidados Sebastião Pimenta, Alberto Alves, Marta Amaro e Francisco Amaro e durante a tarde haverá mais apontamentos musicais.  A entrada e as actividades são gratuitas. Durante todo o evento haverá Street Food com o restaurante Ananda Café Fundão.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã